Se você é um profissional da área da saúde e ainda não foi convencido(a) em abrir a sua empresa, elencamos cinco pontos determinantes que precisam ser considerados.
Um aspecto importante são as oportunidades de trabalho. Cerca de 80% dos profissionais da área, segundo o Portal Contábeis, atuam como Pessoa Jurídica, principalmente pela grande maioria das clínicas e hospitais optarem por contratar profissionais por prestação de serviços. Assim, o médico precisará ter seu próprio CNPJ e emitir notas fiscais. Com isso, o empregador se isenta de despesas e obrigações trabalhistas.
Outro ponto a ser considerado é a lucratividade. Os impostos pagos por um profissional formalizado são menores se comparados ao percentual de Imposto de Renda de um profissional atuante como pessoa física.
Diante da rotina intensa de um profissional da área da saúde, com consultas, plantões e estudos, delegar funções exclusivas da área da contabilidade a um escritório será essencial para manter o foco no trabalho. Se a opção for um escritório contábil especializado então, focado na sua área de atuação, são maiores as condições de oferecer serviços personalizados e oportunidades mais assertivas.
Pensar na profissão não somente como seu sustento pode te levar muito mais longe como profissional. Sua Carreira é o seu negócio.
Pensando no futuro
Por fim, se você tem ambições maiores, como abrir a sua própria clínica, consultório ou hospital, a vivência com a contabilidade enquanto médico autônomo será um primeiro passo para entender sobre os mecanismos de uma empresa maior.
Poderíamos listar muitos outros, mas foi preciso ser breve. Porém, você pode entrar em contato com a nossa equipe se ficou alguma dúvida ou queira saber mais sobre o nosso trabalho.